quarta-feira, 24 de julho de 2013

SUCESSOS DO ALÉM!

Costumo sempre dizer que a música é a grande máquina do tempo já criada. Ela tem a capacidade de te levar de volta a um lugar diferente, a uma época já passada, de volta a pessoas que você não vê (ou escuta) mais.

E isso funciona de maneira inversa também. Muitas vezes, pessoas que já passaram por aqui voltam através justamente da música. E não estou falando de simplesmente pegar uma gravação antiga e colocar para tocar e matar a saudade, ou de músicas velhas que voltam a ficar populares quando o artista vai dessa para uma melhor. Falo de músicas que só vieram a existir justamente porque seus autores não estão mais por aqui. Aquele ensaio que nunca chegou a ser mixado, a letra que nunca foi terminada, a voz sem instrumentos...e, de repente, a música vence até a irreversibilidade da morte.

Freddie Mercury deixou uma série de vocais gravados antes de sua morte, em 1991. Levou mais 4 anos para o restante do Queen transformá-los em música completa. Melhor, um álbum completo. Cujo título não poderia ser mais perfeito...



John Lennon deixou de lado várias canções não utilizadas em seu último álbum, Double Fantasy, lançado pouco antes de sua morte. Essas músicas se tornaram base do álbum Milk and Honey, de 1984:


Aliás "voltar" do além se tornou a especialidade do ex-Beatle. Em 1994, sua viúva Yoko Ono entregou aos Beatles remanescentes antigas fitas cassete com gravações inacabadas. Duas delas foram lançadas no projeto Anthology, e significaram o retorno dos Beatles às paradas de sucesso quase 30 anos depois do fim da banda.




A mesma coisa aconteceu com Elvis Presley em 2002, quando o DJ holandês JLX pegou uma faixa quase esquecida do Rei e a reapresentou para toda uma nova geração:



Se o Rei do Rock conseguiu, o Rei do Pop não poderia ficar atrás. Pouco mais de um ano após sua morte, Michael Jackson voltou às rádios com Hold My Hand, dueto com o cantor Akon, e primeiro single do álbum póstumo Michael.


Pra fechar, o campeão das músicas póstumas, aquele que muita gente duvida que de fato morreu, e que já se fez presente até em shows ao vivo (holograma? Sei não...): 2Pac.



Não mudem de estação!

0 Ouvintes ligaram:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.