quinta-feira, 14 de maio de 2009

BatDance!

Neste mês de maio o mundo pop comemora 70 anos da criação de um dos maiores personagens de ficção da história: Batman. Mesmo idoso, a popularidade do sujeito está em alta em todos os tipos de mídia, enchendo de grana a DC Comics e a Warner.


Não vou me meter aqui a fazer mais uma matéria resumindo a carreira do morcego. Os sites especializados estão cheios delas (e eu recomendo essa aqui, bem abrangente) e todas as informações básicas estão lá. Como a proposta aqui é "musicar" os assuntos, vou falar das músicas-tema do personagem. Não trilha sonora instrumental, canções mesmo, muitas delas sucesso nas rádios.




A primeira é o famoso tema da série de TV dos anos 60. Batman Theme foi composta por Neal Hefti,e já foi regravada por Snoop Dogg, 50 Cent, Eminem, The Flaming Lips, entre outros.

Durante a produção do filme "Batman", lançado em 1989, foi contratado o astro Prince para desenvolvimento da trilha musical. O resultado foi um álbum inteiro dedicado ao filme, que foi um sucesso de vendas.




Criada no improviso, para substituir a barrada - e até hoje inédita - Dancing with the Devil, Batdance foi o grande sucesso do álbum, tendo atingido o topo da Billboard em agosto de 1989. O vídeo também foi #1 na MTV americana. Por um tempo, parecia que o mundo só falava em Batman.



Em 1992, a canção escolhida para embalar o perigoso romance entre Batman e a Mulher Gato no filme "Batman O Retorno" foi Face to Face, da banda britânica Siouxsie and the Banshees, naquele estilo "gótico burtoniano" típico.



Para o filme de 1995, "Batman Eternamente", o investimento musical foi maior. O primeiro single a ser lançado da trilha do filme foi Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me, do U2.


Depois, o tema romântico do filme, Kiss From a Rose, de Seal, que abocanhou até o Grammy, mesmo não tendo sido composta exclusivamente para o filme.



Smash It Up, do Offspring, tema do Robin de Chris O´Donell



...e Bad Days, do The Flaming Lips, tema do Charada de Jim Carey (desculpem o vídeo tosco, mas foi o único que tinha a música inteira).




Já em 1997 o grupo escolhido para tocar a música tema foi o Smashing Pumpkins, com The End Is the Beginning Is the End. Apesar do filme ser uma tranqueira, a música é bem bacana e fez um certo sucesso.

A nova safra de filmes não seguiu essa linha tão pop, preferindo focar no lado realístico da coisa, sem no entanto ofender a mitologia do personagem. Por outro lado, eu acho fascinante como um personagem criado para revistas em quadrinhos se torna tão maior a ponto de embalar e servir de inspiração para a música.

Não mude de estação!

0 Ouvintes ligaram:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.